terça-feira, 8 de março de 2011

Filmes estilo 1° pessoa e falsos documentários

Bom galera, hoje o post é dedicado a sensação do momento em hollywood. Filmagens com uma câmera apenas na perspectiva dos personagens. São os filmes em 1° pessoa, eles são feitos como se algúem estivesse filmando um vídeo amador e então a história vai se desenrolando, geralmente este tipo de filme aborda mais o gênero suspense.
Atividade paranormal 1 e 2..

Muitas pessoas foram iludidas a irem ao cinema assistirem atividade paranormal, ta eu confesso que também fui, mas a inflûencia e o trailer das pessoas se assustando durante a exibição do longa, me fizeram ter tamanha curiosidade que tive de conferir. O 1° filme até que possui uma história legal, a narrativa é lenta mas vai ficando melhor e os 20 minutos finais são realmente bons, no entanto não chega a ser assustador como comentavam na mídia, talvez pelo fato de ter custado apenas 11 mil dólares, tem de se dar um ponto extra para este longa. Mas a maior decepção foi na sequência, que custou muito mais caro e não trouxe nada de novo, isso mesmo nada e por mais que tivessem diversos pontos a serem aproveitados e transformar o filme em algo assustador, isso não acontece e a trama fica chata, chegando ao ponto de você não aguentar mais assistir, mas bem o outro teve em suas cenas finais uma melhorada. Este não, na verdade não tem uma única cena que assuste pelo contrário em várias delas da vontade de rir, isso mesmo galera a decepção é tanta q o riso é maior do que o esperado susto.

Atividade paranormal 1:
Desde criança Katie (Katie Featherston) ouve ruídos estranhos, sussurros e sente sensações inesperadas. Já adulta, ela mora com seu namorado Micah (Micah Sloat), que meio cético quanto aos depoimentos resolve usar uma câmera para gravar tudo o que acontece enquanto eles dormem e vivem dentro da casa. E o que era para ser apenas uma forma de esclarecer o mistério, torna-se uma experiência intrigante e assustadora.

Atividade paranormal 2:
Kristi, irmã de Kate acaba de ter um filho com Daniel que já é pai de uma adolescente. Após vivenciarem um suposto arrombamento em sua residência, Daniel resolve instalar um sistema de câmeras de segurança para monitoramento de todos os cômodos de sua casa. O trio também tem o costume de filmar tudo que acontece ao redor até que as situações estranhas começam a ocorrer, fazendo o trio de personagens acreditarem que vivem em uma casa mal assombrada.






REC 1 e 2

Confesso que ainda não tive a oportunidade de assistir a REC 2 , mas pela ótima crítica o filme deve ser tão bom quanto o 1°. O fato é que muita gente se apavorou ao assistir e ver a crueldade e zumbis como nunca antes visto na história do cinema. O realismo desta produção é o que faz com que seja na minha opinião um dos melhores no gênero. Vale ressaltar a cena final que é supreendente e da aquele gostinho de quero mais. Ganhou uma refilmagem americana com o título de quarentena.



REC:

Ángela Vidal (Manuela Velasco) é uma jornalista que, juntamente com seu operador de câmera Pablo (Pablo Rosso), faz uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros, na intenção de mostrar seu cotidiano. Porém o que aparentemente seria uma saída noturna rotineira de resgate logo se transforma em um grande pesadelo. Presos em um edifício, a equipe de filmagens e os bombeiros enfrentam uma situação desconhecida e letal.

REC 2:
Passaram-se 15 minutos depois que as autoridades perderam contato com as pessoas enclausuradas no edifício. Ninguém sabe o que acontece lá dentro. O caos toma conta do lado de fora, enquanto uma equipe da SWAT, com câmeras de vídeo, é enviada para o interior do prédio para monitorar a situação e determinar o que está acontecendo. Uma tarefa aparentemente rápida e fácil. Mas todos sabem, Às vezes, as aparências enganam…

Bruxa de Blair 1 e 2

Eu não sei por quê mas to começando a acreditar que pro filme ser bom, nunca deve se fazer uma sequência. A bruxa de blair realmente assustou a muitas pessoas. Confesso que acreditei que a história pudesse ser real e tive de assistir duas vezes para entender o final. Pra min um quase clássico, a história nos instiga a acompanhar o filme do começo ao fim. No entanto na sequência todo o suspense do original foram retirados dando lugar a um filme que muitos classificaram como uma verdadeira porcaria que foi feita exclusivamente a fim de se obter lucro.

A bruxa de Blair:
Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.

A bruxa de Blair 2:
Em A Bruxa de Blair, um grupo de jovens cineastas viajam para uma floresta, em busca de rodar um documentário sobre uma força maligna chamada “bruxa de Blair”. Nenhum dos cineastas foi visto novamente e o videotape produzido por eles foi encontrado e visto por milhões de pessoas nos cinemas de todo o planeta. O sucesso do filme fez com que uma grande indústria de turismo fosse criada em torno de Burkittsville, Maryland, onde o videotape fora rodado. Com isso, um empresário local criou a “Caça à Bruxa de Blair”, uma excursão repleta de aventura em plena floresta onde o primeiro filme fora rodado, em que os interessados em participar devem se inscrever pela internet. Entretanto, quando os primeiros turistas chegam ao local, fatos bizarros e assustadores começam a ocorrer de forma descontrolada, fazendo com que todos tentem de qualquer maneira escapar da floresta e da maldição da bruxa de Blair.


 Cloverfield Monstro
Do mesmo criador de Lost, Cloverfileld trouxe uma história interresante que nos faz realmente ter medo de que algo além de humanos possa existir em outros planetas, o filme foi sucesso de público e muitos claman por uma sequência.

Cloverfield:
Rob Hawkins (Michael Stahl-David) mora em Nova York e está prestes a se mudar para o Japão. Ele reúne os amigos em uma festa de despedida, na qual pretende revelar sentimentos mal-resolvidos. Entretanto um forte solavanco assusta os convidados. Todos buscam notícias sobre o ocorrido na TV, que diz que a cidade sofreu um terremoto. Ao chegar ao terraço para ver os estragos o grupo nota uma bola de fogo gigante, seguida pela queda de luz na cidade. O pânico toma conta de todos, o que aumenta ainda mais quando eles enfim conseguem chegar à rua.


 Cannibal Holocaust

Nunca tive a oportunidade de assistir a este clássico, não por vontade mas por não encontralo em lugar algum ,no entanto  muitas pessoas, dentre estas grandes cineastas tem neste filme a inspiração para produzir grandes sucessos do gênero horror.

Canibal Holocaust:
Professor da Universidade de Nova York vai atrás de uns documentaristas perdidos, quando esses saíram para filmar na Amazônia. Lá chegando, ele descobre os horrores que eles passaram nas mãos de canibais.


 O último Exorcismo

Já fizemos um post sobre esta abominação do gênero, mas  temos de incluílo na lista.

O último Exorcismo
Numa fazenda no estado de Louisiana, nos Estados Unidos, Louis Sweetzer (Louis Herthum) acredita que sua filha Nell (Ashley Bell) está possuída por um demônio. Ele chama o reverendo Cotton Marcus (Patrick Fabian), com dezenas de exorcismos realizados, para salvar a jovem. Marcus decide filmar para um documentário este que será seu último exorcismo, mas o que encontra no local é diferente de tudo que já tinha visto antes.

Contatos de 4° grau
A eterna Alice da franquia de filmes Resident Evil, Mila jovovich, interpreta uma psicóloga abalada por estranhas aparições de extraterrestres em uma cidadezinha do Alaska. A narrativa é boa, o diferencial é o fato de Mila falar no começo do filme que está realmente interpretando e tentar convencer o público de que tudo que assistirá é real, coisa que todos sabemos que não é. As vezes a trama fica lenta e sem nexo, mas vale a pena conferir.

Contatos de 4° grau:
Em uma cidade do Alasca, um grande número de sumiços foi registrado durante os últimos 40 anos. Alguns afirmam que as autoridades encobrem os casos e que os sumiços seriam consequencias de possíveis abduções.


Distrito 9

Outro no estilo falso docúmentario, esta grande obra me emocionou e por íncrível que pareça me fez pensar o quanto o ser humano pode ser desprezível, chegando ao ponto em que você torce para que o alíenígena escape do nosso planeta.

Distrito 9 :
Há 20 anos uma gigantesca nave espacial pairou sobre Joanesburgo, capital da África do Sul. Como estava defeituosa, milhões de seres alienígenas foram obrigados a descer à Terra. Eles foram confinados no Distrito 9, um local com péssimas condições e onde são constantemente maltratados pelo governo. Pressionado por problemas políticos e financeiros, o governo local deseja transferir os alienígenas para outra área. Para tanto é preciso realizar um despejo geral, o que cria atritos com os extra-terrestres. Durante este processo Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), um funcionário do governo, é contaminado por um fluido alienígena. A partir de então ele se torna um simbionte, já que seu organismo gera algumas partes extra-terrestres. Com o governo desejando usá-lo como arma política, Wikus conta apenas com a ajuda do extra-terrestre Christopher para escapar.



Lake mungo

O terror sobrenatural foi o foco narrativo de Lake mungo, o filme tem muitos furos e até a metade convence, no entanto depois de uma grande surpresa as atuações ficam forçadas, mas mesmo assim o longo figura na lista dos bons neste estilo.

Lake mungo:
Lake Mungo é um falso documentário que explora o cotidiano de uma família atordoada pela angústia e pela dor. Alice Palmer morre acidentalmente num lago local. Depois do corpo ser reconhecido, os pais e o irmão começam a presenciar manifestações sobrenaturais em casa ou nas suas imediações. É iniciada então toda uma investigação paranormal que não só vai abalar a comunidade como vai por a descoberto o verdadeiro segredo por detrás da morte de Alice.



Estes foram alguns dos principais ou mais conhecidos no gênero, no entanto muitos outros estão por vir como os seguintes abaixo:

Apollo 18 , irá explorar o fato do por que o ser humano nunca mais ter feito uma viagem à Lua.

Atividade paranormal em Tóquio, é um spin- off da franquia americana e irá se passar na cidade de Tóquio.

REC 3- Gênesis, irá mostrar a origem do mal visto nos dois primeiros longas.

Super 8.

Outro filme de J.J Abrams, nele um grupo de crianças na década de 70 com o auxílio de uma câmera super 8, filman uma criatura alíenigena.

Área 51

Do mesmo diretor de atividade paranormal, Área 51 irá explorar os mistérios por detrás da tão famosa e lendária área que seria o lugar onde aliens são mantidos congelados.


Terminou, por hoje era só, espero que vocês tenham gostado e apreciado mas este nosso super post, até a próxima.

Um comentário: